Os Quatro Tipos de Conhecimento segundo Piaget.
Os Quatro Tipos de Conhecimento e Piaget.
O Processo de alfabetização do ser humano começa muito cedo, por volta dos três meses, seu primeiro contato é com os livros de banho e continua até se tornar automatizada. Esse processo não é um processo natural. A alfabetização só acontecera se a criança estiver inserida em um ambiente diversificado, com objetos estimulantes que chame a atenção da criança. A presença de alguém alfabetizado facilita o aprendizado. A alfabetização é um aprendizado que envolve alguns tipos de conhecimento, tais como: conhecimento social, conhecimento físico, conhecimento motor e conhecimento lógico.
* conhecimento social: É uma convenção social, e é diferente de região para região, é o mais fácil de se aprender. Pode ser ensinada de pessoa para pessoa. Como por exemplo aprendemos uma mesma palavra em diversos idiomas. O papel do professor no conhecimento social é mostrar a informação da melhor maneira possível.
*Conhecimento físico: Define-se conhecimento físico quando se tem contato direto com o objeto, isto é, tocar e sentir objetos com as mãos. E na alfabetização isso ocorre a partir do contato com os livros, letras móveis. Neste conhecimento o professor tem a função de levar para a sala de aula, materiais que motivem as crianças a explorarem, sentirem e tocarem, aguçando assim a curiosidade, levando-os a formularem hipóteses do tipo:
- se eu encaixar com essa peça o que acontece?
* Conhecimento Motor: este conhecimento está ligado a repetição de algum exercício que fazemos diariamente como correr, andar...
Na alfabetização a professora tem a função de criar exercícios que chamem a atenção do aluno, mostrando o avanço que teve em relação aos exercícios incentivando-os a continuar, é importante que a criança perceba que o professor está notando o avanço do aprendizado deles.
*Conhecimento Lógico: O homem a partir de imagens raciocina combinando-as e tirando conclusões. O homem tem a capacidade de abstrair, conservar imagens do que captou mesmo sem tê-los mais presentes. O homem só salva na memória somente as características essenciais, não considera as qualidades segundarias. O conhecimento lógico vai além de nossos sentidos percebam.
Angela, boa noite!
ResponderExcluirAo ler algumas de suas postagens do Blog me interessei por este assunto!
O uso de imagens para exemplificar deixou sua postagem mais significativa.
Sugiro que cite as fontes pesquisadas para que seus leitores possam aprofundar os estudos sobre este assunto!
Fraterno abraço e excelente ano letivo para nós!
Olá Angela!
ResponderExcluirTodos os conhecimentos se consolidam formando um só.
Abr@ço!