O pesquisador Áries nos
remete a um tempo a um tempo que não havia sentimento de infância e de criança.
A criança era vista como um animal de estimação, um adulto em miniatura. As
crianças eram disciplinadas e educadas no meio dos adultos. Por volta dos
séculos XIX e XX o sentimento de família em relação a criança mudou, ela
começou a se organizar em torno da criança, a dar maior importância.Para falarmos sobre infância
de ontem e de hoje, é importante lembrarmos-nos da nossa infância, um tempo que
fica registrado em nossa memória. Registros esses que nos levam a pensar, agir
de determinada forma, fazer escolhas ao tipo de ser humano que queremos ser e
queremos formar. Quando nos remetemos ao nosso tempo de criança, lembramo-nos
de uma época que brincávamos de
amarelinha, taco, pega pega, polícia ladrão, esconde esconde, carrinho de lomba
entre tantas outras. Mas tudo muda, o progresso tomou conta e a falta de espaço
e a segurança nas ruas dificultaram as crianças nos jogos e brincadeiras,
portanto a maioria das crianças tem encontrado esses espaços nas escolas e
creches. Pois até mesmo quando estão em casa ficam mais tempo na frente da
tevê, computador e jogos eletrônicos.Durante as leituras e
debates que participei pude perceber o quanto
brincar na infância é importante, isso falo por experiência própria,
pois lembro nitidamente dos meus momentos de brincadeiras. É no brincar que a
criança se expressa, interage em grupo, constrói sua identidade, faz
descobertas, se desenvolve afetivamente, cognitivamente e físico-motor. O
Brincar é um processo educativo de prazer e lazer. A criança aprende melhor
brincando, por isso o ideal é que nas escolas tanto de anos iniciais quanto na
educação infantil possa proporcionar espaço e materiais onde a criança
desenvolva e expresse sua criatividade promovendo seu desenvolvimento. A
educação infantil deve ser um espaço em que a criança possa desenvolver todo o
seu imaginário, por que para brincar não
é necessário definir lugar no espaço tempo pois a criança brinca sozinha ou em
grupo em qualquer lugar, brincando a criança aprende o que ninguém consegue
ensinar.
Olá Angela!
ResponderExcluirO brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. O brinquedo é a chave da linguagem, onde a criança aprende sem se dar conta que também está aprendendo. A aprendizagem se torna mais prazerosa!
Abr@ço!