Páginas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA INFÂNCIA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

O pesquisador Áries nos remete a um tempo a um tempo que não havia sentimento de infância e de criança. A criança era vista como um animal de estimação, um adulto em miniatura. As crianças eram disciplinadas e educadas no meio dos adultos. Por volta dos séculos XIX e XX o sentimento de família em relação a criança mudou, ela começou a se organizar em torno da criança, a dar maior importância.Para falarmos sobre infância de ontem e de hoje, é importante lembrarmos-nos da nossa infância, um tempo que fica registrado em nossa memória. Registros esses que nos levam a pensar, agir de determinada forma, fazer escolhas ao tipo de ser humano que queremos ser e queremos formar. Quando nos remetemos ao nosso tempo de criança, lembramo-nos de uma época que brincávamos  de amarelinha, taco, pega pega, polícia ladrão, esconde esconde, carrinho de lomba entre tantas outras. Mas tudo muda, o progresso tomou conta e a falta de espaço e a segurança nas ruas dificultaram as crianças nos jogos e brincadeiras, portanto a maioria das crianças tem encontrado esses espaços nas escolas e creches. Pois até mesmo quando estão em casa ficam mais tempo na frente da tevê, computador e jogos eletrônicos.Durante as leituras e debates que participei pude perceber o quanto  brincar na infância é importante, isso falo por experiência própria, pois lembro nitidamente dos meus momentos de brincadeiras. É no brincar que a criança se expressa, interage em grupo, constrói sua identidade, faz descobertas, se desenvolve afetivamente, cognitivamente e físico-motor. O Brincar é um processo educativo de prazer e lazer. A criança aprende melhor brincando, por isso o ideal é que nas escolas tanto de anos iniciais quanto na educação infantil possa proporcionar espaço e materiais onde a criança desenvolva e expresse sua criatividade promovendo seu desenvolvimento. A educação infantil deve ser um espaço em que a criança possa desenvolver todo o seu imaginário, por que para  brincar não é necessário definir lugar no espaço tempo pois a criança brinca sozinha ou em grupo em qualquer lugar, brincando a criança aprende o que ninguém consegue ensinar.

Um comentário:

  1. Olá Angela!
    O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. O brinquedo é a chave da linguagem, onde a criança aprende sem se dar conta que também está aprendendo. A aprendizagem se torna mais prazerosa!
    Abr@ço!

    ResponderExcluir