Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2015




Instituição de Educação Infantil  Amocasma.



Inicialmente procurei saber mais sobre a instituição que eu trabalho, fiz uma pesquisa de campo com os moradores mais antigos, foram muitos relatos, alguns até assustador. Nesse meio tempo também fiz pesquisas paralelas em atas que são guardadas na secretaria da escola. E nestas atas descobri que as primeiras salas de aula da escola municipal Anísio Teixeira foram ali , nas salas da Amocasma. Esta instituição também teve um momento triste, uma mãe velou sua filha ali, em uma das salas da escola, há mais ou menos 20 anos. Mas apesar de alguns dias serem meio atribulados as crianças da I.E.I Amocasma são tratadas com carinho e respeito. As educadoras procuram desenvolver as atividades voltadas para a realidade da criança. O dia a dia na escola são momentos de intensa atividades, eles participam de trabalhos em grupo, conversas coletivas, onde eles costumam fazer relatos sobre o convívio deles com os familiares em casa e muitas brincadeiras. Eu como educadora acredito que posso fazer a diferença, estou sempre disposta a inovar, ensinar e aprender mas também sei que muitas vezes nem tudo sai como planejamos mas não se pode baixar a cabeça, temos que respirar fundo, encher o peito de coragem e seguir em frente. E é assim a escola que trabalho, todas juntas caminhando por um bem comum. Porque se queremos mudar, devemos começar pelo local onde trabalhamos.
#amomuitotudoisso.

                                   

3 comentários:

  1. Oi Angela. O carinho por tua escola fica evidente na tua fala. Fizestes uma descrição da rotina escolar com um toque pessoal que sensibiliza o leitor. Em relação ao texto, poderias qualificá-lo organizando a estrutura de tuas ideias (premissas mais consistentes) para fazer valer tua conclusão (a escola formada por todos e pelo bem comum). Poderias, também, comolementar tua escrita com alguma referência teórica que reforçasse o trabalho do professor quanto às atividades voltadas para a realidade dos alunos. Um grande abraço e continue tendo esperança em nossa profissão.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Angela!
    Fizeste um pesquisa de campo e tens várias histórias interessantes que nem se imaginaria. Achei interessante o nome da escola que vem de encontro com o "amomuitotudoisso" da tua legenda da foto.
    OBS: Evite escrever em letras maiúsculas. Como a internet tem suas limitações na hora de imprimir emoções, as letras maiúsculas acabam sendo usadas como “grito”, isso é uma Netiqueta (etiqueta da internet).
    Abr@ço!

    ResponderExcluir