Páginas

sábado, 31 de outubro de 2015

Escola não é Reformatório...



Resultado de imagem para a maquinaria escolar
Resultado de imagem para a maquinaria escolar

               


                         


                                     ESCOLA NÃO É REFORMATÓRIO





Resultado de imagem para a maquinaria escolar
Resultado de imagem para a maquinaria escolar


Resultado de imagem para a maquinaria escolar


           O texto Maquinaria Escolar nos mostra o outro lado das instituições de ensino, os interesses religiosos , políticos e como se deu a formação dos educadores e educandos, como surgiu a infância, como foi esse processo ao longo dos anos. Durante a leitura do livro Maquinaria Escolar pude perceber como a igreja interferia na vida dos fieis, intimidava-os através da fé. Os moralistas elaboravam programas educativos destinados aos jovens, formando um novo contexto missionário, a elite e a igreja estavam sempre a frente de tudo. Aos poucos vai surgindo a infância, uma infância diferente, a dos nobres, uma infância de qualidade e a dos pobres, uma infância voltada em ajudar a família, nos afazeres da casa. A Elite para frequentar a escola era proibido o trabalho nos primeiros anos. A educação era fundamental aos príncipes e herdeiros que seriam os futuros lideres da nação e os filhos de pobres eram alvos da caridade cristã, sendo ensinados e doutrinados na fé cristã, tornando-se bons trabalhadores e submissos a seus patrões. Assim sendo as diferentes infâncias são as classes sociais. Segundo ARIES, a criança em séculos anteriores era um individuo que integrava a comunidade de forma participativa. A Escola como instituição é um local de transmissão de conhecimento e saberes, enfrentou outras maneiras de socialização e aprendizagens existentes e neste processo surge gradativamente a desvalorização do poder político. A aprendizagem e a formação começaram a se distanciar. O estatuto da infância vai surgindo como as primeiras ideias sobre como tratar as crianças e jovens, seu direitos como seres pensantes integrantes de uma sociedade e de que maneira era passado esse conhecimento de vida. A partir do momento que surge os colégios, internatos, albergues dentre outros, surge nestes espaços o enclausuramento, dito como quarentena física e moral. Era nestes espaços que as crianças e jovens eram vigiados e doutrinados para serem bons e desenvolverem habilidades que determinavam suas profissões. A igreja tinha o poder máximo, influenciava muito nas instituições de ensino. Os moralistas e homens da igreja do Renascimento tinham como objetivo se possível aumentar o prestigio e o poder da igreja. O que me causou um grande impacto foi o relato dos castigos impostos nas crianças e jovens, tanto por parte dos pais em casa, como pela igreja, essas punições eram feitas para se tornarem homens do bem. As escolas eram divididas em primaria e segundaria. Meninos e meninas, pobres se vestem da mesma forma. Ariès nos ajuda a entender como se deu historicamente o estatuto da criança, relaciona com as classes sociais, as emergências da família moderna, e uma série de atividade educativas nas escolas. Em suma a leitura realizada na obra de Ariès(1978), ajudou a buscar no passado explicações para entender o presente. 


  Resultado de imagem para a maquinaria escolar  citaçõesNão a essa educação em que o aluno é esmagado, anulado em suas ideias,sua bagagem que carrega consigo desde que nasce, sim aos professores  que incentivam, instigam o processo de  aprendizagem...


  

             

          

sábado, 17 de outubro de 2015

Freud: O pai da Psicanalise Explica.


Resultado de imagem para citações de sigmund freud

                                 

  Freud: O pai da psicanalise Explica.

                  Freud viveu em uma época de intensas descobertas intelectuais, teve a oportunidade de conviver com grandes historiadores no campo da filosofia e das ciências humanas.Em suas primeiras pesquisas sobre a personalidade humana, sugeriu a divisão da mente humana em duas partes: consciente- a parte menor e visível do iceberg, a parte grande ,poderosa e submersa o  inconsciente , contem as forças propulsoras de todo o comportamento humano. Após os estudos sobre o consciente e inconsciente, ele avaliou e reavaliou o comportamento humano e criou os conceitos sobre o 

* O id é regido pelo prazer, sua função é procurar o prazer e evitar o sofrimento;

* O Ego seve como mediador, o ego tem consciência da realidade, refreando as demandas em busca do prazer até encontrar o objeto apropriado para satisfazer a necessidade e reduzir a tensão.
















Bah! Pra Gente Escrever GIGANTE, precisa de um Infinito de Letras!!!

                                          


               Bah! Pra escrever GIGANTE, precisa de um Infinito de letras!!!!



                         A criança começa a demostrar interesse por ler e escrever  desde muito cedo. Atualmente a maioria das crianças esta em contato com a escrita em diversos momentos independente de sua classe social, a escrita se faz presente, desde escrever um bilhete, ate pegar um ônibus. A necessidade do ser humano de se comunicar, tanto oralmente quanto por escrito vem desde seu nascimento.  Se a escola não estiver  preparada para propor  atividades que respondam aos questionamentos e as necessidades das crianças continuaremos a ter um aluno que só ouve e não sabe o que  fazer com as informações adquiridas. O maior desafio do professor é criar um espaço em que a criança se sinta motivada a aprender. E além da criança, temos o adulto que também está inserida neste ambiente das letras, muitas voltam a estudar depois de adultos, pela necessidade , de auxiliar o filho quando entra na escola, melhorar as condições de emprego e muitas vezes elevar a auto estima.



                                    Resultado de imagem para alfabetização


Memórias e Recordações Sempre Presentes...




Memórias e recordações sempre presentes...




              Nossa vida é cheia de momentos, alguns tristes, outros felizes. Cada recordação vem repleto de cheiros, gostos, objetos e pessoas, um conjunto de coisas que formam nossa memória. E nessas recordações o que me vem na memória é o cheiro de vó e o gosto de mãe...E quando cheguei na aula  toda atrapalhada pelo atraso, fui recebida pela prof com um bombom, foi uma recepção bem aconchegante, então me lembrei de que teria que levar um objeto, para a dinâmica daquela aula e acabei esquecendo, mas conforme as colegas iam falando, fui lembrando e me identificando com algumas situações e vivências parecidas. E quando assisti o filme "Dona Cristina perdeu  sua Memória", me emocionei lembrando do quanto minha vó  foi importante na minha vida, nas brincadeiras (cinco marias) e nas histórias que ela inventava. Quando nos  tornamos adultos precisamos destas memórias que significam e constituem nossa personalidade, porque fazem parte do que somos, nos fortalece.




Dona Cristina Perdeu a Memória.


                                 













#cincomariaseuquegosto.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Infâncias...vivências e brincadeiras.

                                O Que é Infância...


     A minha concepção de infância é ser livre, brincar,dar boas risadas,cair, chorar, crescer, pular corda, ter vivências e experiências que nunca mais serão esquecidas.                         Segundo o dicionário Aurélio por exemplo, criança é ser humano de pouca idade . É um período de crescimento, que vai do momento que nasce até a puberdade. Existe muitos estudos sobre a infância, a busca pela interpretação do contexto infância, tem por objetivo entender o complexo do processo de infância. 
                       A infância na idade moderna, com as teorias de Descarte, ocorreu uma super valorização de dualismo, fortalecendo a visão positivista e meio a este dualismo surge no século XVII, nas classes dominantes a primeira concepção de infância. Nessa fase o adulto começa a ver a criança como ser frágil e dependente. Só se sai dessa fase quando se torna independente.A separação das faixas de idade, surge na idade contemporânea, divide-se em criança, adolescente, adultos, idosos e ocupam espaços reservados a eles como, creches, escolas, oficinas, asilos e locais de lazer.Infância significa brincar, fazer novas descobertas,são palavras e gestos, emoção, risadas e liberdade. A infância é repleta de vivências, motivadas pela curiosidade da criança em busca do ato de brincar.Entender o significado de infância nos faz percorrer caminhos que passam por diversas abordagens: Que infância é essa?De que maneira  a infância é vista pela sociedade? A criança faz parte da sociedade, e como todo ser humano, é um sujeito social e histórico. É através do brincar que a criança compreende o mundo que vive, constroem relações sociais.
                 
                    #casinhanaárvoreeutive


                                     Resultado de imagem para casinha na arvore com crianças brincando








Não quero adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Oscar Wilde

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Uma História.

                     



                               Uma História.
             

                     Um homem que caminhava a noite escorregou de uma rocha . Com medo de que fosse sofrer uma queda de muitos metros, pois sabia que se tratava de um vale profundo, ele agarrou um galho que pendia sobre a rocha. Na escuridão da noite, tudo que ele podia ver era um abismo sem fim. Ele gritou; só ouviu o eco do seu grito- não havia ninguém para ouvi-lo gritando.
                  Você pode imaginar a tortura desse homem, a noite toda? A morte sempre presente, as mãos ficando frias, ele já não conseguia agarrar o galho com tanta firmeza...e, quando o sol saiu, ele olhou para baixo e deu risada: não havia abismo nenhum. Dez centímetros  abaixo dele havia outra rocha. Ele podia ter descansado a noite toda, dormindo bem- a rocha embaixo era grande o suficiente- mas a noite toda fora um pesadelo. 
                 Posso dizer a você, por experiência própria: o medo não tem mais que dez centímetros de profundidade. Cabe a você decidir se quer ficar pendurado no galho e fazer da sua vida um pesadelo ou se prefere largar o galho e por os pés no chão.  


                       Essa reflexão foi dada pela minha professora do magistério Miriam Mazoni ( março/13).   
                  E é isso que quero, largar o galho, e seguir em frente... 
                 #maisimportantequeavontadedevenceréacoragemdecomeçar...


  
                         
                                          Resultado de imagem para coragem

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

                               


                                 Meu Mundo.


         Sempre que penso em meu futuro, me vejo sempre nesta figura , a de professor, porque não consigo me imaginar  fazendo outra coisa. Desde criança minhas brincadeiras sempre estavam relacionadas com a educação. Ser professora, esta entranhado em mim, amo o que faço. E quando fui chamada para estar aqui na Ufrgs, achei que fosse uma brincadeira, algo quase impossível mas felizmente estou aqui e vou poder realizar meu sonho, cursar e terminar uma faculdade.


                                       Resultado de imagem para crianças