Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Ludicidade

        Ludicídade,Construção e Brincadeira.  


                    A Ludicídade segundo o dicionário:" é uma forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, musica e dança. O intuito é educar, ensinar, se desenvolvendo e interagindo com o outro. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico, ensinar e aprender se divertindo".
                    Para as crianças,brincar é diversão, descobertas, alegria, emoção e liberdade. O conhecimento e o prazer ativado pela curiosidade e o desafio de novas descobertas. Através da atividade lúdica espontânea ou orientada, as crianças compreendem o mundo que vivem, constroem relações sociais.
                   As brincadeiras são importantes na construção da autonomia da criança. Quando brinca a criança vive momentos de aprendizagem e formula hipóteses sobre as coisas. Nos jogos a criança aprende a tomar decisões e exercita a autonomia. A criança só brinca se tem vontade, por isso se diz que o brincar é uma ação espontânea, onde ela escolhe suas brincadeiras, e com quem vai brincar e dividir esse momento e transforma os espaços para as suas brincadeiras.
                   A atividade lúdica é muito importante na vida da criança.
                   Sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento psíquico do ser humano, Bettelheim afirma que:

                   "Nenhuma criança brinca espontaneamente só para passar o tempo,sua escolha e motivada por processos íntimos,desejos,problemas,ansiedades."

                   O que esta acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas;brincar e sua linguagem secreta,que devemos respeitar mesmo se não a entendermos.(BETTLHEIM-1974,P.105).
                  A medida que a criança cresce,e as imagens ganham forma em sua imaginação,ela usa o jogo simbólico para criar significados aos espaços e objetos que ela escolhe para brincar.
                 Dessa maneira o lençol da cabana,a cadeira do trem a vassoura vira cavalo.
                 Segundo KISHIMOTO afirma:

                 "O brinquedo propõe um mundo imaginário da criança e do adulto,criador do objeto lúdico,no caso da criança,o imaginário varia conforme a idade:para o pre- escolar,esta carregado de animismo.,de 5 a 6 anos integra predominantemente elemento da variedades"(KISHIMOTO,2000..PÁG.;19)."

                  A brincadeira e um espaço de construção da criança,onde ela desenvolve todos os sentidos.é através da brincadeira que ela se comunica e se expressa seus sentimentos,medos e emoções.
                 Winnicott"1982"revela que e no brinca que o individuo,criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral,ou seja,qualquer que seja a atividade lúdica conduz ao encontro com a criatividade..
                Por tanto penso que nos educadores,devemos ter a sensibilidade para a importância do jogo infantil e suas diversas facetas,enquanto aprendizagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário